quinta-feira, 4 de julho de 2013

Daimler revela nova Setra TopClass 500

 A Daimler Buses libertou as primeiras imagens da nova Setra TopClass 500 que deverá ser apresentada ao público no Salão de Kortrjik (Courtrai), no próximo mês de outubro. O novo topo de gama da marca ‘premium’ do construtor de Estugarda apresenta um design totalmente novo, onde se destaca um painel dianteiro distinto. No centro do visual dinâmico encontra-se a parte superior preta na dianteira com o referido painel destacado. Por cima do logotipo da marca alemã – tridimensional, metálico e com sublinhado – surge uma faixa decorativa que reforça a ligação dinâmica deslizando até aos indicadores em LED.
O ‘design’ independente da nova dianteira da Setra, em combinação com elementos decorativos em cromado, enfatizam o valor, a funcionalidade e a fiabilidade – os elementos "flutuantes" transmitem leveza e dominância. Tal como os seus antecessores, os autocarros da TopClass 500 possuem o distintivo LaLinea, um elemento compartilhado que se aconchega como um elemento de caráter tridimensional à estrutura otimizada do autocarro e que termina numa luz em forma de seta.
A nova geração do autocarro de turismo TopClass 500 foi concebida num processo de desenvolvimento complexo através de ensaios extensos em túneis aerodinâmicos. As otimizadas transições da parte dianteira à parte lateral, ao tejadilho e à traseira, garantem um nível de ruído muito menor no compartimento de passageiros da TopClass 500. Em conjunto com o canto aerodinâmico preciso e outras medidas pormenorizadas, estes exclusivos polivalentes da condução de longa distância conseguem obter um valor Cd de 0.33 – permitindo-lhes conquistar também a nível da rentabilidade e dos Custos de Ciclo de Vida a posição de topo na indústria europeia de autocarros.
A TopClass 500 está disponível com as variantes S 515 HDH, S 516 HDH e S 517 HDH, nos comprimentos 12,5 m, 13,3 m e 14,2 m. A altura total do veículo é de 3,88 m. Em termos mecânicos, a TopClass 500 recebeu o novo motor Euro 6 OM 471 LA de seis cilindros em linha com uma potência de saída de 350 kW ou de 375 kW, em combinação com a caixa de velocidades GO 250-8 com Powershift, asseguram uma aceleração poderosa – bem como uma eficiência máxima de combustível. Além de cumprir com a norma de emissões Euro 6 para veículos novos, que apenas entra em vigor em 2014, o conceito geral da TopClass 500 inclui já numerosas normas de segurança e de legislação dos próximos anos. Estas incluem, entre outros, as exigências adicionais sobre os sistemas de assistência ao condutor, aplicável a partir de 2015, bem como a diretiva ECE R 66/01, que exige uma maior estabilidade de anti-capotamento para os autocarros de turismo, que apenas entra em vigor dentro de um prazo de dois anos.

A TopClass 500 – representa também um conceito inteligente de construção leve, que reduz o peso da estrutura em mais de 150 kg e garante maior resistência apesar do menor peso. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário