
O
Mercedes-Benz Citaro LE combina as vantagens de um autocarro de piso baixo até
à segunda porta e de um veículo de piso elevado na parte traseira,
proporcionando um elevado nível de conforto, mesmo para passageiros de
mobilidade reduzida, além de permitir um acesso facilitado nas operações
manutenção do veículo. A parte dianteira da nova versão é idêntica à do
Mercedes-Benz Citaro de piso rebaixado, enquanto a parte traseira foi elevada
em 31 centímetros a partir do centro do veículo para permitir a instalação por
baixo do motor e da transmissão. O teto mais elevado permite a disponibilização
de lugares em pé na parte traseira do Mercedes-Benz LE.

O
acesso à parte anterior do autocarro é efetuada por dois degraus, cada um com
19,5 centímetros enquanto a altura interior na parte da frente da plataforma
traseira é de 2,05 metros.
O
Mercedes-Benz Citaro LE está disponível com o motor Euro 6 de seis cilindros em
linha e 7,7 litros de capacidade – OM 936 – que desenvolve uma potência de 295
cv, sendo ainda proposto, em opção, uma variante de 354 cv. O OM 936 conta com
dois turbocompressores assimétricos e de duas fases, que ajuda a garantir uma
resposta que se carateriza por elevados níveis de binário. Uma resposta ainda
melhor pode ser proporcionada pelo novo Power Boost System (PBS), que foi
concebido para garantir uma prestação mais rápida nos arranques ou em carreiras
mais exigentes do ponto de vista topográfico, sendo proposto em associação com
a motorização de 295 cv. Para obter uma prestação melhor, o Power Boost System
bombeia ar comprimido a partir do sistema de ar comprimido para a conduta de
admissão do motor, aumentando o ar introduzido durante um curto período. Como
resultado obtém-se um binário mais elevado durante um período reduzido de tempo
que se pode revelar uma mais-valia nas paragens localizadas em subidas. Por Carlos Moura
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