segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mercedes-Benz Citaro recebeu versão ‘Low-Entry’

 A Daimler Buses reforçou a nova geração de autocarros Mercedes-Benz Citaro com a introdução da versão de piso semirrebaixado (Low-Entry), que está disponível em comprimentos de 12 e 13 metros.
O Mercedes-Benz Citaro LE combina as vantagens de um autocarro de piso baixo até à segunda porta e de um veículo de piso elevado na parte traseira, proporcionando um elevado nível de conforto, mesmo para passageiros de mobilidade reduzida, além de permitir um acesso facilitado nas operações manutenção do veículo. A parte dianteira da nova versão é idêntica à do Mercedes-Benz Citaro de piso rebaixado, enquanto a parte traseira foi elevada em 31 centímetros a partir do centro do veículo para permitir a instalação por baixo do motor e da transmissão. O teto mais elevado permite a disponibilização de lugares em pé na parte traseira do Mercedes-Benz LE.
Em termos visuais poucas diferenças existem entre as versões ‘Low-Floor’ e ‘Low-Entry’ do Mercedes-Benz Citaro, exceto um teto ligeiramente mais alto que se prolonga para a frente do veículo e as tomadas de ar para refrigeração do motor no lado direito na traseira.
O acesso à parte anterior do autocarro é efetuada por dois degraus, cada um com 19,5 centímetros enquanto a altura interior na parte da frente da plataforma traseira é de 2,05 metros.

O Mercedes-Benz Citaro LE está disponível com o motor Euro 6 de seis cilindros em linha e 7,7 litros de capacidade – OM 936 – que desenvolve uma potência de 295 cv, sendo ainda proposto, em opção, uma variante de 354 cv. O OM 936 conta com dois turbocompressores assimétricos e de duas fases, que ajuda a garantir uma resposta que se carateriza por elevados níveis de binário. Uma resposta ainda melhor pode ser proporcionada pelo novo Power Boost System (PBS), que foi concebido para garantir uma prestação mais rápida nos arranques ou em carreiras mais exigentes do ponto de vista topográfico, sendo proposto em associação com a motorização de 295 cv. Para obter uma prestação melhor, o Power Boost System bombeia ar comprimido a partir do sistema de ar comprimido para a conduta de admissão do motor, aumentando o ar introduzido durante um curto período. Como resultado obtém-se um binário mais elevado durante um período reduzido de tempo que se pode revelar uma mais-valia nas paragens localizadas em subidas.  Por Carlos Moura 

Sem comentários:

Enviar um comentário