A Irizar apresentou o i8 no Busworld 2015, o modelo de
autocarro de longo curso e turismo que vem substituir o campeão de vendas PB. O
novo modelo recebe a tecnologia mais avançada do mercado e foi desenvolvido com
um foco especial no motorista. Uma atenção cuidada foi dada ao design do Irizar
i8, que reforça a identidade da marca e apresenta linhas que mais se aproximam
de um automóvel de passageiros do que um autocarro de turismo convencional. A
estrutura dianteira em V de aço sobressai na dianteira do veículo, que recebe
nas partes laterais novos grupos óticos em LED. A secção traseira é igualmente
evocativa, com linhas agressivas acentuadas pelo novo logotipo da marca em
forma de V.

A área de condução mereceu uma atenção particular dos
designers e engenheiros da Irizar. Os intrumentos e ecrãs de navegação foram
dispostos estrategicamente para facilitarem a visibilidade e todos os comandos
são de fácil utilização. A utilização dos sistemas foi melhorada com a
introdução de um comando por ‘joystick’, botões de acesso rápido aos menus e um
ecrã tátil.
O Irizar i8 recebe a nova geração de motores Euro VI da DAF,
que permitem diminuir o consumo de combustível, e uma caixa automatizada de 12 velocidades.
A otimização do consumo também foi obtida com um design que melhora a
eficiência aerodinâmica, a adoção de jantes de alumínio e uma diminuição de
peso devido à utilização de um aço mais leve. Em termos de custos de
exploração, a Irizar anuncia intervalos de mudança de óleo que podem chegar aos
cem mil quilómetros. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário