A Irisbus Iveco apresentou no Salão Transports Publics 2012, que decorreu no passado mês de junho em Paris, a sua proposta de veículo para sistemas Bus Rapid Transit (BRT): o Crealis Neo. Desenvolvido com base no autocarro
Citelis que apresenta uma imagem de Metrobus. A unidade exposta na ocasião, que
oferece 35 lugares sentados, destina-se ao serviço de transporte público da
cidade francesa de Clermont-Ferrand e tem um comprimento de 18,23 metros. A
opção mecânica recaiu por uma motorização diesel Cursor 8 de 380 cv e caixa
automática ZF. O fabricante italiano também propõe uma motorização híbrida
diesel-elétrica para Crealis Neo. Essa solução estava presente no Citelis
Hybrid, um autocarro urbano de 12 metros equipado com motor diesel Tector 6 de
300 cv e elétrico de 175 kW. O sistema híbrido, que compreende a funcionalidade
“Start & Stop”, foi desenvolvido pela BAE Systems. Os testes realizados
apontam para uma redução no consumo de combustível entre 30 a 40 por cento face
à versão diesel convencional.
Sem comentários:
Enviar um comentário