Os
dois motores Euro 6 possuem uma arquitetura de seis cilindros em linha; um
deles tem uma capacidade de 7,7 litros – o OM 936 – que é proposto em níveis de
potência de 299 e 354 cv, enquanto o outro – o OM 471 – possui 10,7 litros de
cilindrada estando disponível nas motorizações de 360 e 394 cv.
Os
novos motores Blue Efficiency Power assentam na tecnologia BlueTec 6
desenvolvida pela Mercedes-Benz para tratamento posterior dos gases de escape:
filtro de partículas fechado, redução catalítica seletiva (SCR), recirculação
dos gases de escape (EGR). A tecnologia BlueTec permite a redução das emissões
de partículas até ao mínimo exigido pela legislação, enquanto a combinação da
injeção AdBlue e o catalisador SCR transforma os óxidos de nitrogénio em
componentes inócuos do ar. Como resultado, as emissões de NOx e de partículas
diminuíram cerca de 80 e 66 por cento, respetivamente, em relação aos motores
Euro 5. Os novos motores Euro 6 são propostos em associação com as caixas de
velocidades automáticas ZF Ecolife ou Voith Diwa 6.
Em
termos estéticos, o Mercedes-Benz Citaro Euro 6 distingue-se à primeira vista
pela entrada de ar do radiador mais elevada e a disposição na vertical do motor
e dos grupos auxiliares. A estrutura traseira da carroçaria foi modificada para
receber os novos motores.
O
Mercedes-Benz Citaro Euro 6 já começou a ser produzido na fábrica de Mannheim,
na Alemanha. A opção pela nova tecnologia implica um aumento do custo de
investimento inicial entre dez mil e quinze mil euros relativamente a uma
unidade equivalente Euro 5, mas permite uma maior eficiência energética, que se
traduz numa redução no consumo de combustível em aproximadamente cinco por
cento, uma melhoria na performance do veículo – com maior disponibilidade de
binário a baixas rotações – e custos de manutenção inferiores.
Por Carlos Moura
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