terça-feira, 27 de novembro de 2012

Brasília testa autocarro elétrico chinês


Brasília iniciou testes com um autocarro elétrico chinês que circulará na capital brasileira para avaliação por parte de especialistas da Universidade de Brasília e pela população local.
A introdução do veículo no transporte público do Distrito Federal insere-se no programa de preparação da cidade para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014. Se o resultado do teste for positivo, o autocarro poderá vir a ser fabricado no Brasil em 2014. A Sociedade de Transporte Coletivo (TCB) de Brasília assinou um contrato formal com as empresas chinesas produtoras do autocarro elétrico – Rui Hua e Alfa Bus.
A TCB gostaria que a produção de autocarros elétricos tivesse início até 2014, uma vez que a empresa irá renovar a curto prazo toda a frota de Brasília. O objetivo passa pelo desenvolvimento do negócio no Brasil, numa fábrica modular, com peças que viriam do estrangeiro.
O autocarro elétrico que está ser testado em Brasília cumpre os padrões europeus de segurança e qualidade. O veículo está equipado com um conjunto de baterias (538 V), que proporcionam uma autonomia média de aproximadamente 150 quilómetros. O tempo de carga de cada bateria é de três hora e a sua vida útil de, pelo menos, cinco anos. O autocarro possui ar condicionado e oferece uma capacidade para 60 pessoas, incluindo 28 sentadas, 31 em pé, além de espaço para passageiro de mobilidade reduzida.
A introdução de veículos elétricos e híbridos no transporte público está prevista no acordo celebrado entre o Governo do Distrito Federal e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014. Esses veículos servirão para transportar os adeptos e os turistas entre o aeroporto, os hotéis e o estádio de Brasília. Por Carlos Moura 

Sem comentários:

Enviar um comentário