Brasília
iniciou testes com um autocarro elétrico chinês que circulará na capital
brasileira para avaliação por parte de especialistas da Universidade de
Brasília e pela população local.
A
introdução do veículo no transporte público do Distrito Federal insere-se no
programa de preparação da cidade para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014.
Se o resultado do teste for positivo, o autocarro poderá vir a ser fabricado no
Brasil em 2014. A Sociedade de Transporte Coletivo (TCB) de Brasília assinou um
contrato formal com as empresas chinesas produtoras do autocarro elétrico – Rui
Hua e Alfa Bus.
A
TCB gostaria que a produção de autocarros elétricos tivesse início até 2014,
uma vez que a empresa irá renovar a curto prazo toda a frota de Brasília. O
objetivo passa pelo desenvolvimento do negócio no Brasil, numa fábrica modular,
com peças que viriam do estrangeiro.
O
autocarro elétrico que está ser testado em Brasília cumpre os padrões europeus
de segurança e qualidade. O veículo está equipado com um conjunto de baterias
(538 V), que proporcionam uma autonomia média de aproximadamente 150
quilómetros. O tempo de carga de cada bateria é de três hora e a sua vida útil
de, pelo menos, cinco anos. O autocarro possui ar condicionado e oferece uma
capacidade para 60 pessoas, incluindo 28 sentadas, 31 em pé, além de espaço
para passageiro de mobilidade reduzida.
A
introdução de veículos elétricos e híbridos no transporte público está prevista
no acordo celebrado entre o Governo do Distrito Federal e a Federação
Internacional de Futebol (FIFA) para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014.
Esses veículos servirão para transportar os adeptos e os turistas entre o
aeroporto, os hotéis e o estádio de Brasília. Por Carlos Moura
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