terça-feira, 1 de julho de 2014

Setra reforça gama ComfortClass 500 com quatro novos modelos

A Daimler Buses introduziu quatro novos modelos na gama Setra ComfortClass 500 para aumentar a sua versatilidade. Entre as estreias destaque para o autocarro compacto de piso elevado S511 HD, denominado ‘Clubbus’, a variante de três eixos com 15 metros de comprimento S519 HD, as versões de piso intermédio S515 MD e S516MD.
 O modelo mais compacto da gama ComfortClass 500 da Setra é o S511 HD, que apresenta um comprimento de 10,5 metros e oferece uma elevada manobrabilidade, permitindo circular em sinuosas estradas de montanha ou em centros urbanos históricos. Esta variante está disponível com transmissão automática e porta traseira. Graças à dimensão mais reduzida e à opção de integrar uma zona exclusiva de lounge na parte traseira, este veículo completo está vocacionado para operadores que trabalham com grupos mais pequenos de passageiros.     
Se o S511 HD é o autocarro mais pequeno da gama Setra, o S519 HD é o maior, com os seus 15 metros de comprimento e os seus 71 lugares sentados, tornando-o numa opção a levar em conta para carreiras de longo curso.

Para utilização em carreira aos dias de semana e serviços ocasionais ao fim de semana, a Setra passa a propor versões de piso intermédio na gama ComfortClass 500, designadamente o S515 MD, com 12,3 metros de comprimento, e o S516 MD, com 13,1 metros. Apesar da redução na estrutura base e da sua altura de 3,56 metros, estes autocarros de dois eixos integram-se harmoniosamente na gama da marca ‘premium’ alemã, mantendo um caráter próprio. Os modelos S515MD e S516 MD apresentam uma altura interior de 2,10 metros e estão disponíveis em várias configurações de bancos. A porta traseira é opção. Em termos mecânicos, ambos contam com o motor de seis cilindros em linha e 7,7 litros de cilindrada OM936, que desenvolve uma potência de 354 cv. Os equipamento de segurança inclui o sistema de regulação da velocidade de cruzeiro (tempomat) e de distância, assistente de faixa de rodagem, limitador de velocidade, programa eletrónico de estabilidade e Front Collision Guard (FCG). Por Carlos Moura 

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