segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Irizar revela novo i8 que vem suceder ao PB

A Irizar apresentou o i8 no Busworld 2015, o modelo de autocarro de longo curso e turismo que vem substituir o campeão de vendas PB. O novo modelo recebe a tecnologia mais avançada do mercado e foi desenvolvido com um foco especial no motorista. Uma atenção cuidada foi dada ao design do Irizar i8, que reforça a identidade da marca e apresenta linhas que mais se aproximam de um automóvel de passageiros do que um autocarro de turismo convencional. A estrutura dianteira em V de aço sobressai na dianteira do veículo, que recebe nas partes laterais novos grupos óticos em LED. A secção traseira é igualmente evocativa, com linhas agressivas acentuadas pelo novo logotipo da marca em forma de V.
O interior do autocarro também reflete a imagem gerada pelo design da escultural do exterior. A audácia do design, graças à atenção dada aos mais pequenos pormenores – monitores de 22”, luzes LED, interruptores) --, proporciona o máximo de conforto a todos os ocupantes. Os assentos completam a renovação estética do Irizar i8, caraterizando-se pela ergonomia, conforto, funcionalidade e adaptabilidade.
A área de condução mereceu uma atenção particular dos designers e engenheiros da Irizar. Os intrumentos e ecrãs de navegação foram dispostos estrategicamente para facilitarem a visibilidade e todos os comandos são de fácil utilização. A utilização dos sistemas foi melhorada com a introdução de um comando por ‘joystick’, botões de acesso rápido aos menus e um ecrã tátil.

O Irizar i8 recebe a nova geração de motores Euro VI da DAF, que permitem diminuir o consumo de combustível, e uma caixa automatizada de 12 velocidades. A otimização do consumo também foi obtida com um design que melhora a eficiência aerodinâmica, a adoção de jantes de alumínio e uma diminuição de peso devido à utilização de um aço mais leve. Em termos de custos de exploração, a Irizar anuncia intervalos de mudança de óleo que podem chegar aos cem mil quilómetros. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário