Gotemburgo
é a primeira cidade onde já estão a ser testados em condições reais de operação
três autocarros híbridos ‘plug-in’ que foram desenvolvidos pela Volvo Buses. Os
veículos encontram-se ao serviço da empresa Västtrafik e o teste tem uma
duração de dois anos. A tecnologia irá permitir uma redução até 75 por cento no
consumo de combustível em comparação com os atuais motores diesel
convencionais. As baterias instaladas no autocarro são recarregadas através de
um pantógrafo existente no teto do veículo que estabelece a ligação à rede
elétrica através de uma infraestrutura dedicada existente nos terminais das
carreiras. O Volvo 7900 Hybrid Plug-In recebeu baterias com maior capacidade
que possibilita percorrer até 70 por cento de uma carreira urbana típica –
cerca de sete quilómetros – em modo elétrico, sem emissões nem ruído. A carga
da bateria demora entre seis a dez minutos. Se o operador tiver necessidade de
colocar o autocarro numa carreira que não disponha de infraestrutura de
carregamento nos terminais, o veículo irá funcionar como um autocarro híbrido
normal, uma vez que além de um motor elétrico também está equipado com um motor
diesel de cinco litros de 240 cv.
“A
Västtrafik tem elevados objetivos ambientais,” afirma Lars Backström, diretor
executivo da empresa de transportes públicos da cidade de Gotemburgo. “Até
2025, 95 por cento da nossa operação será realizada com a utilização de
combustíveis não fósseis e ao mesmo tempo a eficiência energética irá aumentar.
Juntamente com a Volvo e outros parceiros temos a possibilidade de desenvolver
uma tecnologia que reduz consideravelmente as emissões e a utilização de
energia, que é algo de que nos orgulhamos”.
O
objetivo do teste de campo é estudar e verificar as reduções previstas no
consumo de energia e nas emissões, assim como a recolha de informação junto dos
motoristas, passageiros e habitantes sobre as caraterísticas do autocarro.
Além
de Gotemburgo, a Volvo Buses também irá colocar ao serviço em 2014, mais oito
autocarros 7900 Hybrid Plug-in na capital da Suécia, Estocolmo, ao abrigo do
programa de demonstração e testes em condições reais desta tecnologia. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário