A
Volvo Buses vai abandonar a produção de autocarros diesel convencionais de
tipologia urbana com piso baixo e concentrar-se em autocarros híbridos,
híbridos ‘plug-in’ e elétricos, revelou o atual presidente da unidade de
negócio de veículos pesados de passageiros, Hakan Karlsson, durante a
apresentação da novação de autocarros Euro 6. A estratégia de longo prazo da
Volvo Buses para o mercado europeu passa pela eletromobilidade com a disponibilização
de soluções aos transportadores que desejam operar sem emissões e ruído, como
por exemplo, em zonas urbanas mais sensíveis do ponto de vista ambiental. A
partir de 2014, todos os autocarros urbanos com piso baixo vendidos na Europa
serão híbridos e completos. A marca sueca introduziu o primeiro modelo com esta
tecnologia há cerca de quatro anos – Volvo 7900 Hybrid – que tem vindo a ser
desenvolvido continuamente para reduzir ainda mais o consumo e as emissões. Em
comparação com um autocarro diesel convencional, o consumo de combustível e as
emissões de dióxido de carbono do Volvo 7900 Hybrid são inferiores em 39 por
cento. Com a disponibilização do novo motor Euro 6, de cinco litros, a
diminuição passará para 45 por cento, enquanto as emissões de óxido de azoto e
partículas baixará até 87 por cento e 50 por cento, respetivamente, em
comparação com os Euro 5.
Num
evento realizado em Boras, na Suécia, onde a Volvo Buses produz chassis de
autocarros, a marca sueca apresentou a versão articulada do Volvo 7900 Hybrid,
que apresenta uma lotação para 154 passageiros. A nova variante oferece uma
combinação de elevada capacidade com baixo nível de consumo de combustível,
emissões de gases e ruído. Outra novidade revelada pela marca foi a versão
Volvo 7900 Hybrid ‘Plug-In’, que permite o carregamento das baterias através da
rede elétrica nos terminais dos autocarros. A operação realiza-se por via aérea
através de pantógrafo, podendo demorar entre cinco a seis minutos numa
infraestrutura concebida para o efeito e permite a circulação durante um
período de tempo mais longo em modo puramente elétrico. Segundo a Volvo, o
consumo de energia diminui até 60 por cento e as emissões de dióxido de carbono
até 80 por cento. O Volvo 7900 Hybrid ‘Plug-In’ vai ser testado em condições
reais de operação na cidade de Gotemburgo durante dois anos. A produção em
série está prevista para 2015. A Volvo também está a desenvolver uma versão
totalmente elétrica do seu autocarro urbano que deverá ser revelada dentro de
um ou dois anos.
A
Volvo está igualmente a trabalhar numa versão híbrida do modelo 8900 Hybrid Low
Entry, que nalguns mercados se destina apenas a aplicações suburbanas ou
interurbanas. Esse modelo será proposto como autocarro completo, estando ainda
a ser estudada a possibilidade de ser disponibilizado numa variante em chassis
para os mercados do sul da Europa. Por Carlos Moura
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