Representantes de cinco fabricantes europeus de autocarros –
Daimler (Evobus), MAN, Solaris, Van Hool e VDL Bus & Coach – assinaram um
memorando de entendimento em Bruxelas que sublinha o seu empenhamento na
comercialização e introdução no mercado de veículos elétricos ‘fuel cell’ para
transporte público urbano. Os autocarros ‘fuel cell’ são alimentados por hidrogénio
e constituem uma alternativa de transporte ‘zero emissões’.
Numa cerimónia simbólica, o documento foi a entre a Olaf
Scholz, vereador da cidade de Hamburgo, e a Kit Malthouse, vereador da cidade
de Londres, que representavam as duas principais cidades europeias que lideram
a promoção de sistemas de transportes públicos ‘emissões zero’. O responsável
autárquico da cidade alemã adiantou que, a partir de 2020, a cidade de Hamburgo
só pretende adquirir autocarros emissões zero, para “assim melhorar a qualidade
de vida de todos os nossos cidadãos”. O representante da capital britânica
afirmou acreditar que “a tecnologia fuel cell a hidrogénio irá acabar por
substituir o motor de combustão interno, e ter o empenhamento firme da indústria
do autocarro para apoiar os veículos movidos a hidrogénio nas nossas ruas é a
chave. Queremos que Londres esteja na dianteira da revolução das baixas
emissões e colocar estes autocarros nas ruas é o primeiro passo para um futuro
viável a hidrogénio no Reino Unido e em toda a Europa”.
Os fabricantes de autocarros que assinaram este memorando
estão convencidos que os autocarros ‘fuel cell’ oferecem o mesmo nível de
flexibilidade operacional do que os autocarros diesel convencionais, mas
proporcionam todas as vantagens dos veículos elétricos, designadamente emissões
zero, baixos níveis de ruído e vibração, e maior conforto ao passageiro. “Os
autocarros fuel cell e a tecnologia do hidrogénio é um dos nossos importantes campos
estratégicos de desenvolvimento nas nossas unidades de automóveis de
passageiros e autocarros urbanos”, refere Gustav Tuschen, diretor de Engenharia
de Produto da Daimler Buses. Por Carlos Moura
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