quarta-feira, 18 de março de 2015

Estocolmo introduz carreira com oito autocarros híbridos plug-in da Volvo

A cidade de Estocolmo introduziu oito autocarros híbridos ‘plug-in’ fornecidos pela Volvo Buses, que passaram a operar em exclusivo na carreira 73, a qual serve o centro da capital sueca. Os veículos Volvo 7900 Electric Hybrid vieram substituir todos os autocarros que estavam em circulação naquela carreira, a qual efetua o trajeto entre Ropsten e o Instituto Karolinska.

A carreira 73 tem uma extensão de aproximadamente oito quilómetros e as baterias serão carregadas em modo rápido nos seus terminais. O recarregamento demora seis minutos. Em complemento, cada autocarro está equipado com um pequeno motor diesel que é alimentado por biodiesel. Em comparação com autocarros convencionais, o Volvo 7900 Electric Hybrid permite reduzir o consumo energético em aproximadamente 60 por cento.


A operação com autocarros híbridos ‘plug-in’ em Estocolmo está a ser conduzida ao abrigo de um projeto de demonstração que integra a Volvo Buses, a SL (empresa de transportes públicos da capital sueca) e a empresa de energia Vattenfall. O projeto é co-participado pela União Europeia através do programa ZeEUS (Zero Emission Urban Bus System), no qual participam mais de 40 empresas e organizações. Após o projeto de demonstração que se estende até ao final de 2016, os seus promotores pretendem continuar a utilizar autocarros híbridos ‘plug-in’ em operação comercial. Por Carlos Moura    

Sem comentários:

Enviar um comentário